21.4.08

Léxico: «googlegänger»

A mais criativa

«A American Dialect Society votou googlegänger — pessoa com o mesmo nome que surge quando faz uma pesquisa pelo seu nome — como a palavra mais criativa de 2007, nos prémios que são conhecidos pelos Óscares das palavras. Googlegänger foi também nomeada como palavra do ano, mas foi vencida por subprime — adjectivo usado para empréstimos ou investimentos de alto risco, uma palavra muito falada no ano» («A mais criativa», Maria João Espadinha, Diário de Notícias, 14.4.2008, p. 62). «Este termo», explica ainda a mesma jornalista, «derivado do alemão doppelgänger, palavra que significa “andarilho duplo”, é um dos últimos fenómenos na Internet entre a apelidada geração Google, que é definida não tanto pelos seus feitos, mas sim como estes surgem listados no motor de busca» («‘Googlegänger’: procurar homónimos na Internet», 14.4.2008, p. 62).

Actualização em 10.06.2009

A jornalista deveria ter escrito com maiúscula inicial o vocábulo alemão: «O heterónimo seria assim um Doppelgänger mais real e menos conceptualmente disciplinado do que o modelo» (Morte no Retrovisor, Vasco Graça Moura. Revisão de Manuela Ramos. Lisboa: Círculo de Leitores, 2009, p. 146).

1 comentário:

Anónimo disse...

a palavra Doppleganger (desculpem-me a falta dos tremas) não quer dizer andarilho duplo, essa é uma tradução literal. Quer dizer sim sósia - daí a relação com Googleganger, que será o sósia na Net.