19.9.08

Revisão III

Frasicida

Gostava de ter uma rubrica sobre as frases que poderiam existir se eu não estivesse lá para as matar à nascença. Mas não posso, claro. A antológica de ontem seria esta: «Apesar de tudo, é uma fase difícil para Tarik, dado que o extremo é adepto do Ramadão e cumpre todas as regras nesta fase.» «Adepto do Ramadão»? Não aderi, a frase não vingou. Ah, este texto soa-me, já li isto em qualquer lado…

5 comentários:

Anónimo disse...

Estando errado, de facto, dizer que Tarik é adepto do Ramadão, não me parece que corrigir para "observa" simplifique a leitura e assimilação ao leitor. "Respeita" ou "obedece" eram opções bem mais válidas.

Helder Guégués disse...

Estamos de acordo no essencial: o termo «adepto» não era o adequado. Quanto ao resto, discordamos.

Anónimo disse...

Sim, no essencial, claro que sim. Mas parece-me que a maior parte dos leitores vai achar que Tarik olha para o Ramadão...

Helder Guégués disse...

Com que então, é isso, a acepção do verbo observar… Parece-me que está a subestimar a inteligência dos leitores. Não farei o mesmo em relação a si.

Anónimo disse...

Não, nada disso... E é óbvio que o verbo está correctamente aplicado, nem esperava outra coisa de si. Cumprimentos e continuação de bom trabalho.