18.11.08

Grandes números


Milhões, biliões... e confusões

Depois de ter visto, na semana passada, que a ministra da Saúde, Ana Jorge, não sabia o valor da dívida do Serviço Nacional de Saúde e, mesmo depois de se ter ido informar, ter dado um valor errado, dizendo que era de um milhão de euros, quando é de mil milhões, depois de ter ouvido ontem na Antena 1 alguém, ligado a um encontro sobre seguros, usar a palavra inglesa billion, depois de ter visto inúmeras confusões no uso dos grandes números, decidi voltar a abordar a matéria, desta vez publicando a tabela que se vê acima. Vejam também aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece que, independentemente do esforço do Hélder, do meu, e de algumas outras (poucas) pessoas, a mensagem não passa. (Devemos desistir? Claro que não!) Ainda ontem (27/11/2008), em directo perante as câmaras de jornalistas portugueses, Ricardo Salgado, presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo (BES), avançou que o valor provável para a emissão de dívida do banco será «em princípio, de 1 bilião e meio» de euros (ver, por exemplo, http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1017820&div_id=1729). Com banqueiros como este senhor, percebem-se facilmente os buracos financeiros que por aí vão aparecendo: pede-se um empréstimo de um bilião e meio de euros, e depois paga-se 1,5 mil milhões de euros!

Fernando Ferreira

Helder Guégués disse...

Sim, não devemos desistir.

Anónimo disse...

O erro continua a ocorrer, mesmo em sítios de divulgação científica: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34115&op=all