27.2.09

Verbo «haver»


Queres festa


      Todos os dias podia referir mais um atropelo ao verbo haver, mas não me apetece. «Olá, sou o Robby. Sou o pai da Miley e do Jackson. Tenho uns filhos fantásticos, embora gostasse que ouvissem o que eu digo mais vezes.» Assim se apresenta esta personagem da série Hannah Montana, que passa no Disney Channel. No episódio de ontem, a personagem disse à filha: «Acalma-te! Vão haver mais festas.» Oxalá os jovens telespectadores também não o ouçam. O tradutor, é claro, ignora regras gramaticais básicas, e o actor que fez a dobragem não quer saber destas minudências.

5 comentários:

Anónimo disse...

Humildemente peço que explique o que há de errado com essa frase, visto que desconheço qual a regra gramatical infringida, e gostaria de ser educado nessa questão.
Cumprimentos.

Helder Guégués disse...

Pesquise neste blogue a palavra «haver».

Anónimo disse...

Obigada.

ana disse...

É a toda a hora, já não dá para reparar.
Quem na RTP publicita o livro "EM BOM PORTUGUÊS" diz rúbrica, embora lá esteja escrito rubrica. Temos de estar constantemente a chamar a atenção das crianças para o que está mal dito e mal escrito.E eu sou uma simples curiosa.

Anónimo disse...

Sem querer desculpar ninguém, quem é que nos garante que o tradutor não escreveu correctamente e não foi o actor a introduzir o erro?