18.3.09

«Continente Negro»

Sem desculpa

      No dia 14 de Fevereiro de 2008, às 9.30, um locutor da NPR, um operador público de rádio nos Estados Unidos, afirmou que o presidente Bush estava no «dark continent». Uma hora mais tarde, o locutor pedia desculpa por ter usado a expressão. Dois dias depois, o próprio sítio da rádio na Internet referia-se ao caso, concluindo: «This was totally inappropriate and offensive, and we apologize for allowing such an antiquated and pejorative term to air.» Bem, inadequada ou não, usa-se. Ainda ontem, no Diário de Notícias, num texto assinado por Helena Tecedeiro sobre a visita do papa a África, se podia ler: «Bento XVI no continente negro». A meu ver, o Diário de Notícias devia era pedir desculpa por escrever incorrectamente. Tratando-se de um prosónimo, tem de se grafar com maiúscula inicial: Continente Negro.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Helder,

Como deverei escrever: Bio-saudável, bio saudável ou biossaudável? Qualquer forma me soa estranha.
Agradecido desde já.

Ana

Helder Guégués disse...

Quando o elemento de composição antepositivo bio- se aglutina a uma palavra começada por s, este deve ser dobrado. Logo, biossaudável.

Anónimo disse...

Muito obrigada!

Anónimo disse...

Sabendo como são do outro lado do Atlântico, vão todos corridos a afroamericano. E nós por cá deixaremos de ser o Velho Continente.