28.4.09

Léxico: «filactérios»

Imagem: http://noam.juniorwebaward.ch/

Portas da Esperança

«Filactérios são as duas pequenas caixas de cabedal que contêm extractos bíblicos que um judeu ortodoxo prende a si mesmo com pequenas tiras de couro — uma atada à testa e a outra ao braço esquerdo — durante as preces matinais dos dias da semana» (Património, Philip Roth. Tradução de Fernanda Pinto Rodrigues e revisão tipográfica de Eulália Pyrrait. Lisboa: Dom Quixote, 2.ª ed., 2008, p. 83). Filactérios vem do grego, língua em que significa «posto avançado; fortificação; protecção», nome adequado para o que é basicamente um amuleto. Em hebraico, por sua vez, o termo usado para referir estas caixas é תפילין, que, transcrito, é tefilin, com raiz na palavra tefilá, «prece». Não raramente, é o termo hebraico que vejo em traduções e não o português. O vocábulo «filactérios» é um pluralia tantum, de que já aqui falei. Se quiserem saber mais, visitem a Sinagoga de Lisboa. É muito melhor do que estarem aí sentados em frente ao computador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Item religioso é confundido com bomba e avião é desviado nos EUA

Plantão | Publicada em 21/01/2010 às 15h39m
Reuters/Brasil Online

FILADÉLFIA (Reuters) - Um avião da US Airways foi desviado para a Filadélfia nesta quinta-feira, depois que um item religioso usado por um passageiro judeu foi confundido com uma bomba, disse a polícia da Filadélfia.

Um passageiro se assustou com os filactérios -itens religiosos que judeus praticantes amarram ao redor dos braços e cabeças como parte das orações matinais- no voo que saiu do aeroporto de La Guardia de Nova York rumo a Louisville.

"Alguém no avião interpretou isso como um tipo de dispositivo", disse Christine O'Brien, porta-voz do departamento de polícia da Filadélfia.

Ninguém foi preso ou acusado, disse O'Brien.

O avião pousou sem incidentes e os passageiros e a tripulação foram retirados da aeronave, disse um porta-voz da empresa.

Os filactérios são duas pequenas caixas negras de onde saem tiras negras. Judeus praticantes colocam uma das caixas em sua cabeça e amarram a outra no braço durante a oração da manhã.

O incidente desta quinta-feira foi o último de vários alarmes falsos em voos norte-americanos desde o ataque frustrado de 25 de dezembro, em que um nigeriano tentou detonar uma bomba escondida em suas roupas íntimas quando seu voo estava prestes a pousar em Detroit, disseram autoridades. O dispositivo não explodiu e apenas queimou o homem, que foi dominado pelos outros passageiros.

Desde então, vários voos foram desviados por alertas de segurança.

(Reportagem de Jon Hurdle)

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/21/item-religioso-confundido-com-bomba-aviao-desviado-nos-eua-915676782.asp