24.7.09

Léxico: «tintado»


Gosto

      Já tinha visto o aviso antes, mas ontem reparei melhor quando utilizei uma caixa Multibanco. «Não aceite notas tintadas.» Espantoso. Não sei quem concebeu a frase, mas ter recorrido ao adjectivo/particípio tintadas revela leitura dos clássicos, não é? Também se podia dizer entintadas, mas «tintadas» ainda é mais sugestiva da palavra «tinta». E espantoso porque podiam, proclives como os portugueses são a usar estrangeirismos, e ainda mais estes burocratas engravatados, ter usado uma palavra inglesa. Infelizmente, no blogue Cliente Bancário vê-se sempre a palavra envolta em aspas, talvez para não sujar as que estão à volta. É neste blogue que ficamos a saber que, se acaso nos vier ter às mãos uma nota tintada, nos deveremos dirigir «ao Banco de Portugal ou às autoridades policiais, com vista ao esclarecimento da sua origem e à realização de análises laboratoriais, diligências de que cujo resultado dependerá a possibilidade, ou impossibilidade, do seu reembolso». Nem todos os dicionários registam o verbo tintar nem o substantivo tintagem.

3 comentários:

Anónimo disse...

(A palavra «tintado» aplicava-se também aos filmes rodados a preto e branco e mais tarde coloridos, para se adaptarem ao novo fenómeno, como o Casablanca, ou não?...)

Anónimo disse...

Em 16/05/2007, o semanário Região Sul - Algarve publicou:

"Dinheiro tintado é dinheiro roubado
Empresa lança em Portugal sistema de segurança.
A Loomis, empresa de transporte e tratamento de valores do Grupo Securitas, lançou em Portugal o sistema de segurança IBNS (Intelligent Banknotes Neutralization System), conhecido por “Mala de tintagem de notas”. Em caso de roubo, o dispositivo dispara uma tinta que mancha as notas, impossibilitando a sua utilização.
A empresa alerta a população para recusar todo o tipo de notas manchadas, utilizando o mote “Dinheiro tintado é dinheiro roubado”, apelando à denuncia do facto às autoridades competentes (PSP, GNR ou Banco de Portugal).
Segundo a empresa, o sistema está a ser usado em todas as operações de transporte de valores e apoio a máquinas multibanco (ATM).
A desactivação das malas só é possível nas áreas de segurança previamente programadas pela empresa, adianta a Loomis."

Comentário do Benévolo

Bic Laranja disse...

Que aconteceu ao verbo 'tingir'?
É da 3ª conjugação, demasiado irregular para certas mentes, bem sei...
Cumpts.