10.8.09

Ortografia: «alto-funcionário»

De remissão em remissão


      «Na lista encontram-se ainda vários funcionários do Ministério da Saúde, em cargos de chefia de serviços, professores catedráticos, controladores de tráfego aéreo, altos-funcionários diplomáticos e uma assessora do conselho de administração da Euronext Lisbon, a Bolsa de Valores de Lisboa» («Função Pública tem menos milionários», Diana Ramos, Correio da Manhã, 7.08.2009, p. 22).
       Comecei por abordar a grafia de alto-comissário, ainda vacilante na nossa imprensa, mais tarde recomendei que se grafasse alto-responsável. Hoje é a vez de reconhecer que também se deve grafar alto-funcionário e de responder aos dois comentários ao texto em que abordei a ortografia de «alto-responsável». Não creio que seja de distinguir entre alto-responsável e alto responsável, pois não me parece que a primeira alguma vez designe um posto específico. É tão inespecífico, pelo menos, como o termo «oficial» para designar as graduações na hierarquia militar.

1 comentário:

R.A. disse...

Tive um tio, bem querido, que era juiz e tinha 2 metros de altura. Fez a carreira toda até ao Supremo. Lá em casa dizia-se que era o mais "alto magistrado da nação", o que nos fazia rir pensando na figura ridícula do "mais-alto-magistrado da nação", o PR Américo Tomás.