Uma chiclete portuguesa
«Top of mind é como a gíria publicitária classifica as marcas que se associam directamente ao produto. À semelhança de fenómenos como a Gillette, muitos referem-se à pastilha elástica como simplesmente chiclet» («Chiclets comemora 75 anos em Portugal», Renato Duarte, Público, 22.10.2009, p. 9). Em gramática damos-lhe o nome de derivação imprópria, assunto já aqui abordado mais do que uma vez. E para ser inteiramente correcto, o jornalista deveria ter escrito «chiclete», pois o termo é usado e já está dicionarizado.
«Top of mind é como a gíria publicitária classifica as marcas que se associam directamente ao produto. À semelhança de fenómenos como a Gillette, muitos referem-se à pastilha elástica como simplesmente chiclet» («Chiclets comemora 75 anos em Portugal», Renato Duarte, Público, 22.10.2009, p. 9). Em gramática damos-lhe o nome de derivação imprópria, assunto já aqui abordado mais do que uma vez. E para ser inteiramente correcto, o jornalista deveria ter escrito «chiclete», pois o termo é usado e já está dicionarizado.
Sem comentários:
Enviar um comentário