4.1.10

Regência e selecção vocabular

Dinamite gramatical


      «E é muito interessante ver, já não é a primeira vez que eu falo disto, é muito interessante ver como os jornais defrontam as notícias sobre si próprio [sic]» (Ponto contra Ponto, Pacheco Pereira, Sic Notícias, 3.1.2010). Defrontar é sinónimo de encarar e arrostar, tenho é dúvidas que se aplique com propriedade no contexto. Uns segundos antes, Pacheco Pereira tinha dito: «De vez em quando, os jornais têm que se confrontar com a verdadeira realidade dos seus leitores, ou seja, com o número de pessoas que os compram numa banca. E esse confronto não é fácil de lidar.» Ora, na acepção de ocupar-se de, enfrentar, o verbo é regido da preposição com. É um erro tauromáquico.
      Mas Pacheco Pereira acabou bem: «Chegamos agora à “Dinamite Cerebral”. Alguns amigos, alguns leitores, têm chamado a atenção que “dinamite” é feminino. A gente às vezes tem as coisas dentro da cabeça. Eu normalmente penso no “pau de dinamite”, no “bastão de dinamite”, e agora tenho que começar, mentalmente, a pensar na carga de dinamite, e assim talvez trate “dinamite” no feminino que realmente é.»

[Post 2974]



P. S.: Caro R. A.: se já tivesse adoptado (adotado) o Acordo Ortográfico de 1990, apenas um vocábulo teria outra grafia: acepção passaria a ser aceção.

3 comentários:

Paulo Araujo disse...

Por aqui continuamos com 'acepção'. Ainda bem: não vai ser fácil, sem o contexto, não embaralhar 'aceção', 'acessão' e 'assessão'.

R.A. disse...

Prezado Paulo Araújo,
É como a "receção" e a "recessão". Se colocarem uma tabuleta numa porta de um banco vamos ter de nos cuidar por falta de contexto, mas com o tempo habituamo-nos. Já "ressecção" (dos cirurgiões) - como a "secção" - nós mantemos porque pronunciamos o c. Os brasileiros pronunciam o p de "acepção"?
P.S.: Não se associa aos votos de que o Assim Mesmo adote o AO(90)?

Paulo Araujo disse...

Sim, no Brasil pronunciamos muitas consoantes(recepção)que são mudas em Portugal. O AO está sendo usado sem qualquer objeção; os poucos que protestaram, de inicio, já estão conformados. Um dia teremos uma só grafia e o 'Assim mesmo' será um meio confiável para a divulgação do AO90. Tenho o Dicionário da Porto e sempre comparo nossos contrastes, que tendem a se reduzir.