5.1.10

Tradução e ortografia

Ideias fúnebres


      «Os anfitriões adiantaram-se no marcador, com um golo de Moreno, apontado à meia-hora de jogo» («Sporting e Benfica entram a ganhar», Metro, 4.1.2010, p. 7). O jornal tem revisora, Catarina Poderoso, e não se compreende que esta caucione estas parvoíces. Pior: a página anterior, na rubrica «60 segundos com...», entrevistaram Luis Ortega, director de Meio Ambiente da NH Hoteles, que acaba de lançar as «reuniões ecológicas» (ecomeetings), seja lá isso o que for. A explicação do entrevistado: «Um conceito para trasladar a nossa consciência ambiental e fazer uso respeitoso dos recursos energéticos para que o impacto destes eventos seja o mais reduzido possível.» Em português podemos fazer isso, sim senhor, mas o leitor médio pensa logo, é a única acepção que conhece, em funerais. Voltando ao *meia-hora. Não é a primeira vez que chamo a atenção para esta mania hifenizadora. Mais um infausto exemplo: «Dois SUV brancos abandonaram a garagem de estacionamento do Hotel e Casino Gran Almirante, em Santiago, a segunda cidade da República Dominicana, quando os jogadores e as prostitutas acabavam a noite, e dirigiam-se a norte, a meia-hora de distância, para a cidade de Navarette» (Já não Me Lembro do Que Esqueci, Sue Halpern. Tradução de Pedro Vidal da Silva e revisão de Lídia Freitas. Lisboa: Estrela Polar, 2009, pp. 111-12).

[Post 2979]


P. S.: caro R. A.: se já tivesse adoptado (adotado) o Acordo Ortográfico de 1990 (AO1990), apenas dois vocábulos teriam outra grafia: director passaria a diretor e acepção passaria a aceção.

2 comentários:

R.A. disse...

Desvanecido com os post-scripta (escrevi bem?) que me dedica, só me resta dizer que, por tão pouco, não vejo por que razão ainda não adotou o AO1990.
Tendo eu adotado a nova norma nos meus escritos pessoais, resta-me uma dúvida: será que posso/devo fazer o mesmo ao redigir um ofício que vou assinar na qualidade de dirigente de um organismo público?

Helder Guégués disse...

Podemos ver as coisas ao contrário: por tão pouco, valerá a pena adoptá-lo? Pode, naturalmente, adoptar já as novas regras nesses documentos.