7.2.10

Concordância com «a maior parte»

É só escolher


      O leitor F. A. quer saber como deve fazer a concordância verbal na seguinte frase: «“A maior parte dos soldados japoneses suicidou-se para não ter de enfrentar aquilo que para eles era a humilhação pessoal do cativeiro”, ou “a maior parte dos soldados japoneses suicidaram-se para não terem de...” A minha inclinação vai para a primeira, mas...»
      ... os estudiosos, e eu também, admitem que nas frases começadas por «A maioria», «A maior parte» e outras o verbo tanto pode ir para o plural (concordância semântica ou siléptica) como para o singular (concordância sintáctica). Logo, há-de ser uma questão de gosto e talvez, mas só talvez, de pretendermos realçar o complemento da expressão.

[Post 3108]

5 comentários:

Francisco disse...

F.A. agradece o esclarecimento, como sempre claro, mas pergunta: E se a frase fosse "Dos soldados japoneses, a maioria...?

Helder Guégués disse...

Nesse caso, no singular, sem qualquer dúvida.

Francisco disse...

Mas então, se neste caso não há qualquer dúvida (no que estou completamente de acordo), e continuando o sujeito a ser o mesmo (a maioria), como se admite um tratamento diferente no primeiro caso?

Helder Guégués disse...

Neste caso, entre a expressão (a maioria, a maior parte, etc.) e o verbo não temos o complemento (dos soldados japoneses), pelo que a concordância com a expressão se impõe como a única.

Francisco disse...

Entendido. Obrigado.