7.2.10

Direitos Humanos/direitos humanos/direitos Humanos

Boa questão


      «Apesar de os crimes de honra serem comuns na Turquia, este caso chocou o país. O governo e associações de Direitos Humanos têm feito esforços para pôr fim a este tipo de crimes, mas eles continuam a ocorrer com frequência, sobretudo no Sueste do país, onde predomina a comunidade curda» («Enterrada viva por ter amigos rapazes», Sabrina Hassanali, Correio da Manhã, 6.2.2010, p. 35).
      O Código de Redacção Interinstitucional, porventura o único documento com (limitado) poder normativo a abordar a questão, manda grafar «direitos do Homem ou direitos Humanos (maiúscula quando usado no sentido geral». Aqui, todos devemos ter culpa, pois deixamos que ora se escreva Direitos Humanos ora direitos humanos. Percebo a lógica, mas não me lembro de alguma vez ter lido como o Código de Redacção Interinstitucional estabelece.

[Post 3110]

1 comentário:

Anónimo disse...

Medine Mem, uma adolescente de 16 anos, foi enterrada viva por seu pai, a conselho de parentes, em Kahta, a sudoeste da Turquia, por ter cometido um “crime de honra”, ao possuir amigos do sexo masculino.
Reportagem completa sobre o assunto está no site
http://www.marthacolmenares.com/2010/02/07/en-turquia-nina-de-16-anos-enterrada-viva-por-tener-amigos-padre-y-abuelo-estan-presos/
O método de execução pelo enterro de pessoa viva é a tapocrifação.

Comentário do Benévolo, do Brasil