17.2.10

Léxico: «cenarização»

Coisas dos políticos


      «“José Sócrates tem todas as condições internas e plena legitimidade eleitoral para exercer as funções que exerce. Não se justifica, por isso, essa cenarização.” Confrontado pelo i com a possibilidade de substituir José Sócrates no governo e no partido, António Costa, o número dois do PS, exclui-a liminarmente» («Se Sócrates se demitir, António Costa aponta para Teixeira dos Santos e Gama», Ana Sá Lopes, i, 13.2.210, p. 22).
      Os dicionários não registam a palavra cenarização, mas ela faz falta — pelo menos a quem vive de construir cenários, os conjuntos de elementos visuais que compõem o espaço onde se apresenta um espectáculo teatral, cinematográfico, televisivo, etc., não, como se diz em sentido figurado (e que talvez apenas o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa registe), os desenvolvimentos programados ou previstos de uma acção.

[Post 3154]

5 comentários:

R.A. disse...

E "encenação" não serve?

Helder Guégués disse...

Não.

R.A. disse...

Já agora gostava de saber porque não...

Helder Guégués disse...

Porque todas as acepções, dicionarizadas ou não, de encenação remetem para ideias diferentes da que se pretende expressar com cenarização.

R.A. disse...

O Houaiss tem esta aceção para encenação:
«4 Derivação: sentido figurado.
atitude que se caracteriza pela falta de sinceridade ou por não corresponder à verdade, e cujo fito é iludir ou impressionar alguém
4.1 criação fantasiosa, artifício enganoso; cena, invenção, fingimento»
Na frase citada pelo jornal i, António Costa parece estar a referir-se a hipóteses que ele considera fantasiosas.