11.3.10

Escoteiro/escuteiro

Por escote


      «O fundador do movimento internacional de escoteiros, Robert Baden-Powell, foi convidado a encontrar-se com Hitler para estabelecer ligações entre o seu movimento e as Juventudes Hitlerianas, segundo documentos desclassificados pela secreta inglesa (MI5)» («Baden-Powell convidado para reunião com Hitler», Global Notícias, 10.3.2010, p. 7).
      Afinal, parece que Baden-Powell apenas tomou chá (no País das Maravilhas bebe-se muito chá) com Hartmann Lauterbacher (1909-1988), chefe de Estado-Maior das Juventudes Hitlerianas. O que me interessa, porém, é o vocábulo escoteiro. É conhecida a questão em torno de escoteiro/escuteiro.
      Para o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, escoteiro é apenas aquele que viaja sem bagagem, gastando por escote (quota individual para uma despesa comum) nas estalagens, e pioneiro, ao passo que escuteiro é o indivíduo pertencente a uma associação praticante do escutismo. Já para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, trata-se de variantes gráficas homófonas. De maneira geral, na acepção de indivíduo pertencente ao movimento criado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941), há um relativo consenso sobre a variante escoteiro ser mais usada no Brasil, onde se considera lusismo a variante escuteiro.
      Ainda assim, entre nós, a distinção entre escoteiro e escuteiro faz-se: usa-se o primeiro para designar os membros da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), movimento que se diz «independente, interconfessional e multiétnico», e os membros do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que é um movimento da Igreja Católica. A meu ver, só há um problema: os dicionários não acolherem esta distinção.

[Post 3230]

Sem comentários: