8.3.10

Léxico: «sincronicidade»

Digitus Dei


      O professor de Psiquiatria Mário Simões, que foi ontem um dos convidados do programa Câmara Clara, falou do conceito de sincronicidade, tendo lembrado que foi «mais uma palavra criada por Carl Jung [1875–1961]», para quem «isso seria o digitus Dei, a “impressão de Deus”». Paula Moura Pinheiro deu um exemplo de sincronicidade (também chamada coincidência significativa pelo fundador da psicologia analítica): «Está a tratar de um determinado assunto e, de repente, imensos dados sobre esse assunto lhe são servidos por aquilo que está à sua volta.» O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista o vocábulo, ao contrário do Dicionário Houaiss e do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora.

[Post 3224]

1 comentário:

Paulo Araujo disse...

"2 Psi. Na teoria junguiana, coincidência de um estado psíquico com um acontecimento exterior não percebido pelo observador, com um acontecimento futuro ou com um acontecimento objetivo simultâneo embora sem relação causal aparente."
In: Aulete Digital. Como eu digo sempre, ainda não está completo, ainda tem muitos erros; mas atende na falta de outros.