14.4.10

Sobre «vestibular»

Nada de novo, só errado


      Fernando Fragoso Marques, candidato a bastonário da Ordem dos Advogados, foi ontem entrevistado por Mário Crespo no Jornal das 9, na Sic Notícias. Ao comparar o presente com o passado, disse que, antigamente, a carreira no Ministério Público funcionava como «vestibular» para a magistratura judicial. Ora, não apenas a palavra não é familiar aos Portugueses (claro que o candidato não se dirigia a todos os concidadãos, mas a potenciais votantes), como a comparação pode não ser a melhor. Uma coisa, porém, é certa: o uso do vocábulo «vestibular» para exprimir esta ideia não é nada de novo.
      Durante décadas, que coincidiram quase completamente com o Estado Novo, os juízes de direito eram nomeados de entre delegados do procurador da República de primeira classe e doutores em direito com, pelo menos, cinco anos de exercício da profissão de advogado, mediante aprovação em provas de concurso público.
      Para alguns dicionários, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, vestibular é apenas adjectivo «relativo ao vestíbulo, especialmente do ouvido». Já quem consultar o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a aproximação à ideia é maior: «Brasil exame ou designativo do exame de ingresso na Universidade». Sendo assim, o termo propedêutico talvez se adequasse mais à ideia que se pretende transmitir.
      Em Portugal, vestibular só é conhecido da comunidade de imigrantes brasileiros, e, num contexto judicial, de alguns juízes, médicos-legistas e indivíduos julgados por violação: O coito vestibular ou vulvar verifica-se quando o acto sexual, consubstanciado no contacto exterior dos órgãos sexuais masculinos e femininos atinge a consumação pela emissio seminis...

[Post 3339]

3 comentários:

Paulo Araujo disse...

E vestibular me lembra que temos também vestibulando, aquele que se prepara para fazer o exame vestibular.
Palavra interessante, pois é a maior que encontrei que não repete letras e contém todas as vogais.
Parece cultura inútil, mas é curioso.

Anónimo disse...

Outra parecida: «gesticulador», alguém que gesticula muito.

Anónimo disse...

Cá vai uma um pouco maior (treze letras sem repetições): «desconfiguram». O verbo «desconfigurar» ainda não aparece na maioria dos dicionários, mas o seu uso alargado já o justificava.

Fernando Ferreira