28.4.10

«Submetível»?

Nada obsta


      Aborrecível, abrangível, absorvível, aferível... existem? Sim, e estão regularmente formados, pois o sufixo –ível foi aplicado a verbos da 2.ª e da 3.ª conjugações. O «exemplário», como refere o Dicionário Houaiss, é muito rico, passa das quatro centenas. Esta é uma tarefa do dia-a-dia do revisor e do tradutor: averiguar se determinada palavra está bem formada e pode ser usada. Na revisão de uma dissertação que me está a ocupar há muitos dias, a autora usou «submetível», que nenhum dicionário regista e pouca gente usa. Por enquanto, é caso para dizer, pois nada o impede.
      Escrevi «dissertação», mas a autora (e a orientadora, vejo aqui nas anotações manuscritas) chama-lhe «tese». Ora, trata-se de um mestrado, e a legislação aplicável distingue entre «tese de doutoramento» e «dissertação de mestrado». Que nos pode dizer Fernando Ferreira sobre a distinção?

[Post 3396]

2 comentários:

Anónimo disse...

As expressões correctas são «tese de doutoramento» e «dissertação de mestrado». Infelizmente, usam-se com muita frequência as designações «tese» e «dissertação» no contexto errado, e vemos «tese de mestrado» e «dissertação de doutoramento». Muitos orientadores não estão devidamente informados, e o erro vai-se propagando.

Fernando Ferreira

Helder Guégués disse...

Pelo que vejo, é um erro mesmo muito frequente.