3.6.10

Hífen

Piso escorregadio


      O uso do hífen merecia um estudo sério e uma reforma ortográfica. Entretanto, manda o capricho de cada escrevente e dicionarista. Para o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, não há dúvida: é com hífen. Meia-verdade. Se procurarmos «meia-verdade» no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, o nosso olhar cai no espaço entre «meia-tinta» e «meia-volta». Recorremos ao VOLP da Academia Brasileira e também não o encontramos, mas entre «meia-tinta» e «meia-volta» encontramos «meia-vida» e «meia-vira».
      «Meia verdade. Menos de meia verdade. Boa sorte e lamento. O Primeiro Eric Sanderson» (Memória de Tubarão, Steven Hall. Tradução de José Remelhe e Luís Santos. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2009, p. 23).
      Mas ainda o capricho. «Há a cabeça de um sapo; uma flor; uma espécie estranha de alga; e um animal meio-ave meio-serpente» (O Que Faço Eu Aqui?, Bruce Chatwin. Tradução de José Luís Luna e revisão de Carlos Pinheiro. Lisboa: Quetzal Editores, 2009, p. 110) «Aos vinte e dois anos, sentindo-se asfixiado pela falsa euforia que reinava em Paris de pós-guerra, organizou uma expedição ao Camboja à procura das ruínas khmers, mas as autoridades coloniais prenderam-no por tentar escapar com esculturas que encontrara meio-perdidas na selva» (idem, ibidem, p. 130). «Um desses aventureiros, vestido num traje com plumas, pretendia ser apenas meio-mortal quando o desgraçado nem conseguia transformar o cinabre em ouro» (idem, ibidem, p. 218).
      Podemos continuar assim? Podemos, mas viveríamos muito melhor com certezas.

[Post 3533]

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo consigo. Creio que se perdeu uma excelente oportunidade de clarificar as regras do hífen no novo acordo. E bem necessário era...

Paulo Araujo disse...

Estranho que, no Brasil, uma expressão tão usada somente agora chegou aos dicionários:
"meia-verdade s.f.(a) Afirmação que exprime apenas parte da verdade, omitindo justamente o essencial, geralmente para que seu autor se exima de culpa. 5 Pl.: meias-verdades." [Sacconi].