11.6.10

Sobre «pop-up book»

Saltam à vista


      Estou a traduzir um livro especial. Um desses livros-objecto que servem tanto para ler como para ver. Apenas contemplar. Melhor: o que os Ingleses chamam pop-up book. Tradução? Bem, só se for de book, porque quanto a pop-up... Neste blogue, leio que *livros objecto são «livros que ao abrirem se desdobram e apresentam sucessivamente imagens em relevo narrando uma história ou várias situações». Contudo, quando penso em livros-objecto, a imagem mental não é necessariamente a de um pop-up. E vocês? É um termo intraduzível, parece-me. No caso da minha tradução, ainda por cima, há um jogo de palavras com o próprio título e o conceito.

[Post 3569]

5 comentários:

Anónimo disse...

Que tal "livro-janela"? (plural "livros-janela")
Significando que é um livro que abre janelas diversas...

Paulo Araujo disse...

livro-surpresa?

Anónimo disse...

Não estou de acordo com "livros objecto". Se formos ver bem, objecto são eles todos.

"Livro tridimensional" poderia ser uma hipótese, pois ao abrir a página as figuras saltam da mesma, adquirindo a 3ª dimensão - a profundidade. Eventualmente, poderá existir o risco de serem confundidos com os livros que têm fotografias em 3D, que necessitam de óculos especiais para serem vistas, embora estes livros sejam muito raros no mercado. Mesmo assim, não é a necessidade ou não de usar óculos que retira a tridimensionalidade ao mesmo. Digamos que ambos são a 3D, mas recorrendo a técnicas diferentes. Espero ter ajudado.

Paulo Araujo disse...

O sítio < http://pt.wikilingue.com/es/Livros_pop-up > poderá trazer alguma ajuda; parece-me redigido em galego. O dicionário 'e-password' traduz 'pop up' por 'aparecer', 'surgir' e o 'Longmans' por
'aparecer de repente'. Resta achar uma analogia.

Vera Rafael disse...

Acho que não necessita de uma tradução, eles dizem Pop-Up Book, nós dizemos Livro em Pop-Up.
Quando penso em pop-up é algo que surge, que aparece. Por isso não acho que deva haver uma tradução. Se já estamos carregados de estrangeirices, mais uma não incomoda ninguém.