3.6.10

Sol/sol

Pouco solar


      «Uma fraca luz de um cinza-azulado iluminava o espaço, graças a uma enorme janela por detrás da área da recepção que deixava entrar um Sol fraco, proveniente de um jardim húmido e esquecido no pátio» (Memória de Tubarão, Steven Hall. Tradução de José Remelhe e Luís Santos. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2009, p. 140).
      Deus nos livre de o Sol, com núcleo central, fotosfera, camada inversora, coroa solar e camada emissora de luz zodiacal, nos entrar assim pela casa. Matava-nos. Nesta tradução, há outros problemas solares: «O guia informa que esta baía ao pôr-do-sol é um dos locais mais românticos de todas as Cíclades, e refere ainda, de uma forma surpreendentemente franca, que é um sítio fantástico para se ter relações sexuais ao ar livre» (idem, ibidem, p. 127).

[Post 3537]

1 comentário:

aquelabruxa disse...

O Dicionário Priberam, decididamente, não ajuda. Pelo contrário, nem posso acreditar que o dicionário que consulto mais vezes ainda complica mais as coisas, pois nem sequer acham que o astro Sol se escreve com maiúscula, e mais abaixo já falam da luz e do calor do Sol.


pôr-do-sol
s. m.
1. Momento do dia em que o sol desaparece no horizonte. = anoitecer, crepúsculo, entardecer, ocaso, poente

sol
s. m.
1. Astro central, luminoso, do nosso sistema planetário.
2. Estrela; astro.
3. A luz e o calor do Sol.