29.9.10

Como se escreve nos jornais

Bem e mal


      «No aniversário do golpe e contra-golpe conhecidos, no PREC, por “maioria silenciosa”, a Lusa difundiu novas e emocionantes declarações do “doutorado em Sociologia pela Universidade de Genebra” António Barreto, que integra, pela Direita (pela Esquerda ataca Boaventura Sousa Santos), a minoria barulhenta de tudólogos que jornais e TVs ouvem a propósito de tudo e de nada, principalmente de nada. A preferência dos media pela tudologia de tipo oracular praticada por Barreto e congéneres explica-se pela sua inesgotável capacidade para produzir manchetes capazes de “épater les bourgeois”» («Depois dele, o Dilúvio», Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 29.09.2010, p. 56).
      Tudólogo e tudologia são achados, sem dúvida, mas não compensam os erros e más opções. Desde logo, é contragolpe que se escreve. Entre TV’s e TVs, venha o Diabo e leve as duas mais os media. Quanto ao antipoético ódio (e inveja?) que ressuma cada sílaba, não cabe tratar neste blogue, pois não é matéria linguística.

[Post 3922]

1 comentário:

Venâncio disse...

O suave e inteligentíssimo Pina é incapaz de "inveja", mais ainda de "ódio". Tem de haver outra leitura, a minha, por exemplo.

Mas, como este é um blogue linguístico (e o melhor deles todos), guardo-a nos meus botões.