19.10.10

Léxico: «bipolarismo»

Lacuna incompreensível


      «“Os distúrbios psicóticos como a esquizofrenia e o bipolarismo (que afecta aproximadamente 6% da população) surgem no final da adolescência, início da idade adulta. E, como na maior parte das vezes as pessoas ainda não iniciaram a sua vida profissional, é-lhes muito difícil habituarem-se a uma rotina, ao horário e às regras”, explica Manuel Abreu, presidente da ReCriar Caminhos, associação que fundou em 2008, por causa da esquizofrenia da filha» («Há 100 mil portugueses com esquizofrenia», Diário de Notícias, 11.10.2010, p. 25).
      Não estou menos que espantado por comprovar que nenhum dicionário que eu conheça regista o termo. E mais: mesmo bipolar só na versão digital do Dicionário Houaiss: «caracterizado pela alternância de estados maníacos e depressivos».

[Post 3985]

2 comentários:

Paulo Araujo disse...

No Aulete Digital:
"bipolarismo 5 Psiq. Termo que designa perturbação psíquica caracterizada pela alternância de estados de euforia e de depressão.

R.A. disse...

Podemos usar "bipolaridade". O Houaiss e o Priberam registam-na na aceção psiquiátrica. A Infopédia (Porto Editora) não tem essa aceção.

Na gíria médica nunca ouvi "bipolarismo" e raras vezes ouço "bipolaridade". As mais das vezes, contorna-se a dificuldade preferindo dizer "depressão bipolar". É caso para dizer que é mais fácil usar duas palavras que uma...