6.10.10

Léxico: «neotenia»

Nascem por fazer


      «Os seres humanos são constitutivamente abertos à questão ética, porque nascem por fazer, devido à neotenia, e devem fazer-se bem moralmente, porque a sua lei é a lei da liberdade e da dignidade. Devemos habitar o mundo eticamente (o étimo de ética é êthos, morada)» («Quem guardará o guarda?», Anselmo Borges, Diário de Notícias, 2.10.2010, p. 62).
      Tanto o Dicionário Houaiss como o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam o vocábulo; o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa perdeu o verbete ou considerou, erradamente, que nunca se usa. A neotenia é, na definição do segundo dicionário referido, o «atraso no desenvolvimento morfológico do indivíduo, o que ocasiona, por vezes, o aparecimento de maturidade sexual na forma larvar, ou, pelo menos, numa forma atrasada». Para o Dicionário Houaiss, é a «pedomorfose produzida pelo retardamento do desenvolvimento somático, de maneira que a maturidade sexual é atingida em um organismo que retém características juvenis». Pois é: má técnica lexicográfica: para conhecermos um conceito, temos de consultar dois verbetes. Pedomorfose (vocábulo ignorado pelos outros dois dicionários) é a «presença de caracteres primitivamente juvenis, larvais ou embrionários em um organismo adulto».

[Post 3939]

1 comentário:

Paulo Araujo disse...

Sem dúvida, não é boa técnica, mas os termos científicos, às vezes, não permitem uma redação 'fácil' para seus significados. O importante é evitar circularidade ou pista perdida, e nesse caso,não ocorre qualquer desses defeitos, pois todos os termos do significado estão na nominata. Por outro lado, há termos complexos com definição simples, como pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. Com respeito à circularidade, ouvi dizer que há um dicionário brasileiro, em que a entrada 'lúgubre' é definida como 'veja fúnebre' e em fúnebre está 'veja lúgubre'. Quanto à pista perdida, o projeto de dicionário da ABL, feito por Antenor Nascentes, em 1943, um excelente trabalho, não escapou de vagar por 5 remissivas e uma variante sem remissão e, mesmo assim, não definiu o que é 'curimataú'. Eu sei porque nasci lá.