28.11.10

Centímetro cúbico

Consulta II


      «O piloto português Miguel Oliveira foi este domingo segundo classificado no Europeu de motociclismo em 125 cc, atrás do espanhol Maverick Viñales, que se sagrou campeão no circuito de Albacete, Espanha» («Miguel Oliveira vice-campeão europeu em 125 cc», Diário de Notícias, 26.10.2010).
      E este não é um erro tão grave como «grau centígrado»? O símbolo de centímetro cúbico não é, afinal, cm³? Que diz o meu leitor Fernando Ferreira?

[Post 4138]

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Helder, não sei como é o teclado português, mas tente ctrl+alt+3.

Helder Guégués disse...

Caro anónimo: não é possível na plataforma do Blogger, em Word sei como é.

Anónimo disse...

Do ponto de vista científico é errado, mas “cc” é muitas vezes usado em substituição de cm3 na gíria automobilística, desde que me lembro.

Se a memória não me falha, antigamente também as seringas tinha a indicação da unidade da escala em centímetros cúbicos em vez de mililitros. O símbolo que usavam era “cc”. Talvez por isso ainda se oiça em filmes de língua inglesa, médicos a dizerem “administrar 10 cc deste ou daquele produto ao paciente”. Mas a memória pode estar a falhar e se alguém tiver alguma correcção a fazer, fico desde já agradecido.

Anónimo disse...

O facto de a abreviatura cc aparecer ainda com alguma frequência em certos sectores não pode servir para a justificar. Há muito que o seu uso foi desaconselhado, e actualmente é mesmo proibido. No folheto “O Sistema internacional de unidades SI”, 8.ª edição (2006), publicado pelo Bureau international des poids et mesures, pode ler-se (tradução livre): «Não é permitido usar abreviaturas para os símbolos das unidades ou para os nomes das unidades, tais como seg (para s ou segundo), mm qd. (para mm2 ou milímetro quadrado), cc (para cm3 ou centímetro cúbico) ou mps (para m/s ou metro por segundo).» Outra abreviatura muito frequente, mas também errada, é kph em vez de km/h.

Fernando Ferreira

zoto disse...

Bastará escrever, em html, ³

Helder Guégués disse...

Caro J. J. Leiria. Obrigado por me ter forçado a procurar o código html.

Anónimo disse...

Caro Helder: peço desculpas pela inutilidade do comentário. Julguei que, por ter aparecido corretamente o caráter (³) na caixa de diálogo do comentário, haveria suporte para tal na plataforma.
Em todo caso, fica registrado esse defeito até bastante grave do Blogger.