23.11.10

Léxico: «sombreador»


É um neologismo


      Nova sede da EDP vai ser construída no aterro da Boavista: «Para além da evidente contrapartida estética, este jogo de perfis, vãos, vidros e sombreadores vai permitir ao edifício um elevado desempenho energético, que, associado à climatização inovadora e eficiente, vai reduzir o consumo de energia, comparativamente com um edifício standard semelhante» («A EDP não pára», Cláudia Melo, Diário de Notícias, 14.11.2010, p. 64).
      Mais uma lacuna nos dicionários: nenhum regista o vocábulo, necessário, porque serve para designar algo novo, sombreador. Que terá, pelo menos, duas acepções, pois, até agora, o que eu conhecia como sombreador é o que a imagem em cima mostra, e os sombreadores referidos no artigo do Diário de Notícias são lâminas, fixas ou móveis, de diferentes materiais, acopladas nos próprios edifícios.

[Post 4108]

4 comentários:

Anónimo disse...

Um caso de neologismo no seu melhor. Acontece de tudo, inclusive acertarem.
- Montexto

Anónimo disse...

Opa! Estou mesmo a ver o Montexto elogiando um neologismo?

Anónimo disse...

«Mirabile visu!» Mas está. Quando a palavra é necessária, bem-nascida e baptizada a preceito, a gente abençoa-a.
- Montexto

Anónimo disse...

Só agora reparei neste primor: «Para além da evidente contrapartida estética...» Agora já ninguém se governa com um simples «além de...»; todo o bicho-careto precisa do estirado «para além de...», ainda que não referido a espaço. Este sestro já teve o seu merecido quinau no «Prontuário» de D'Silvas Filho, Texto Editora, 2000, 3.ª ed., p. 20 e 74.
As mais das vezes, escrever mal nasce de acrescentar; escrever bem, de cortar.
- Montexto
- Montexto