30.11.10

«Pensar»

Camilo e o penso


      Já aqui fizemos o jogo. Então, digam-me lá: qual das duas frases acham que Camilo escreveu — a 1 ou a 2?
      1. «Ele pensava isto pouco mais ou menos; mas não respondeu assim.»
      2. «Ele pensava nisto pouco mais ou menos; mas não respondeu assim.»
      Claro que quem tiver à mão o 2.º volume das Novelas do Minho de Camilo Castelo Branco (estou a usar a edição com fixação do texto e nota preliminar pelo Prof. Dr. Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 1971) saberá a resposta.

[Post 4145]

4 comentários:

Anónimo disse...

Ele não sei como escreveu; eu neste caso escreveria como no primeiro exemplo.
(Advirta-se contudo em que o verbo pensar admite as duas construções, conforme os casos.)
- Montexto

Anónimo disse...

Eu chutaria novamente a opção nº 1; tem mais cara literária.

Venâncio disse...

Palpita-me - pelo jeito da pergunta - que a primeira.

Mas a questão é levemente viciada. As duas são possíveis.

Anónimo disse...

As duas são possíveis, sim. Parece-me que, na segunda construção, o «pensava» representa propriamente um acto de pensar, que está a ocorrer naquele momento, enquanto que, na primeira, o «pensava» tem o significado de «achava que» ou «opinava», representando um pensamento que já está feito, ou seja, que foi desenvolvido no passado.