31.12.10

Léxico: «estereotáxico»

Nunca explicam


      «É afixado o quadro estereotáxico na cabeça que permite localizar com extrema precisão a área a tratar» («Carreira vence tumor e é campeão», Cipriano Lucas, Diário de Notícias, 30.12.2010, p. 44).
      Não são todos os dicionários que registam o adjectivo «estereotáxico». Ao fundo da página, o Diário de Notícias mostra, com imagens, as fases da cirurgia, mas nunca o leitor fica a saber o que é um quadro estereotáxico. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa esclarece que é o que se faz graças à estereotaxia, e desta regista que é o «método de localização de uma estrutura nervosa cerebral a partir de lesões ósseas do crânio». O The Free Dictionary dá uma definição mais esclarecedora: «A method in neurosurgery and neurological research for locating points within the brain using an external, three-dimensional frame of reference usually based on the Cartesian coordinate system.»

[Post 4261]

1 comentário:

R.A. disse...

Também é muito usado, em cirurgia cerebral, o termo "navegação estereotáxica", talvez a exemplo do que se faz com os aviões.