25.12.10

«Sediado/sedeado»

Vinda do Brasil?

      «Desde 1948 que ninguém avistava uma espécie de mosca peluda muito rara, a Mormotomya hirsuta. Mas os entomologistas Robert Copeland e Ashley Kirk-Spriggs do Centro Internacional de Fisiologia de Insectos, sediado no Quénia, anunciaram ontem tê-la reencontrado nas montanhas Uzaki, desse mesmo país, a cerca de 200 quilómetros da capital, Nairobi» («Mosca mais rara do mundo redescoberta», Diário de Notícias, 10.12.2010, p. 30).
      Depois de alguma estranheza inicial, no início da década, é agora seguramente variante maioritária (mas nem por isso mais correcta ou legítima), atestada nos dicionários.

[Post 4224]

3 comentários:

Anónimo disse...

Dic. Aurélio, 2.ª ed., de 1986:
. sediado: que tem sede (3 a 5): estabelecimento sediada no recife. (Cf. sedeado, do part. de sedear
. sedear: escovar (objectos de ourivesara)com sedas.

Lauro Portugal, «Gente Famosa Continua a Dar Pontapés na Gramática», 2006, p. 67: «A empresa BookMARK, "sedeada" há quatro anos na cidade de Coimbra... (Devo dizer que o "chuto" apontado é pretenso adjectivo com a ideia de ter sede (domicílio). A construção adjectival não tem lógica, já que o sufixo que preside a estas formações é -iado. Daí a forma considerada cotrrecta: "'sediada' há quatro anos ...").»
- Montexto

Anónimo disse...

«Recife» e «correcta», como bem se deixa ver.
- Mont.

Anónimo disse...

Ouçam-se os Srs. Peixoto da Fonseca e Franco e Silva: em coisas de linguagem as formas velhas e tradicionais são quase sempre de preferir.
Não é só na tropa que a antiguidade é um posto.
- Montexto