13.1.11

Calibre das armas

Não disparem mais


      «A arma é uma pistola de alarme transformada numa 6.35 milímetros, que tinha sido adquirida, já adaptada, a um colega por 200 euros. O propósito da aquisição, segundo o próprio, “não estaria relacionado com uma intenção de a poder utilizar, apenas porque gosta de armas”. Ao jovem foram ainda apreendidos dois cadernos, que trazia numa mochila, com desenhos e referências a composições de mistura de substâncias químicas, assim como a informação onde poderiam ser adquiridas, para a fabricação de explosivos» («Bom aluno a Química com arma e manual de bombas», Célia Domingues, Diário de Notícias, 13.01.2011, p. 18).
      Erro muito comum, este de usar o ponto em vez da vírgula a separar a parte inteira da parte decimal de um número. Não, é 6,35 mm que se deve escrever.

[Post 4320]

5 comentários:

Anónimo disse...

Aleijões é o que não falta no artiguelho: melhor não lhe mexer, não se desarticule de todo...
- Montexto

Anónimo disse...

Embora não tenha nada a ver com este assunto da escrita de números fraccionários, gostava de pôr uma questão que está de certa forma associada à química e à engenharia. Trata-se do uso do vocábulo «inertes» na frase «O processo mais corrente para obter betões leves é empregar inertes leves.» Muitos dicionários (cito o Priberam, por exemplo) nem sequer acolhem a acepção do adjectivo «inerte» como significando «que não reage quimicamente». Nesta frase, no entanto, «inertes» é um substantivo. Alguém conhece um dicionário que inclua o substantivo «inertes»? Muito obrigado.
Ricardo

Anónimo disse...

Basta ir à Infopédia em linha.
- Montexto

R.A. disse...

O "Houaiss eletrônico 1.0" em "inerte" remete para "agregado". Aí, na 7.ª aceção, tem: «material pétreo granuloso, quimicamente inerte e sem poder aglutinante, ao qual se juntam água e um ligante para formar argamassas e concretos; inerte».

Anónimo disse...

Muito obrigado, Montexto e R.A. Ambos as fontes remetem «inerte», como substantivo, para «aglomerado», mas a definição deste no Houaiss electrónico 1.0 é mais completa do que na Infopédia.
Ricardo