9.1.11

«Estudante/aluno»

Agora sim


      Todos temos mais ou menos a noção de que os vocábulos «aluno» e «estudante» não são intermutáveis em todas as circunstâncias. No entanto, ultimamente tenho visto grandes confusões. Exemplifiquemos com uma frase. Digam-me qual dos vocábulos usariam na seguinte frase: «Segundo o seu único ___________ sobrevivente, Luís Seixas, o Professor Brotas era um leitor compulsivo de obras sobre música.»
      Um pouco a propósito: parece que no Brasil se ensina em algumas escolas que «aluno» provém do latim a + lun, este adulteração de lumen,inis, «luz». Ou seja, «sem luz». Que disparate vergonhoso! Alumnis, em latim, significa criança de peito, e ter-se-á formado a partir do verbo alere, «alimentar». Mais tarde, sem surpresa nenhuma, passou a significar, em sentido figurado, pupilo.

[Post 4296]

3 comentários:

Anónimo disse...

Apetece trautear, arremedando-a, aquela cantiga tão conhecida depois do 25 do 4: eles mudam tudo/ eles mudam tudo/ e não acertam nada!
- Montexto

Anónimo disse...

Parece-me que «aluno» ficaria bem melhor nessa frase.

RS

Anónimo disse...

Sim, parece que tal disparate vinga ainda por estas terras de cá, embora eu pessoalmente nunca o tenha ouvido. Sobre isso já demonstrou toda a sua ira o professor Cláudio Moreno, que tantas vezes citei neste blogue. Em seu sítio, Sua Língua, pode-se ler o que disse a respeito dessa falta etimologia disparatada. Basta fazer a busca por "aluno".


E sobre a questão proposta, penso que "aluno" somente cai bem ali.