10.1.11

Jargão médico

Fez e fez bem


      Jorge Araújo, director do Serviço de Cardiologia do Hospital Central do Funchal, no noticiário da Antena 1: «Continua com uma evolução clínica favorável, não voltou a ter queixas nas últimas 24 horas, descansou normalmente e fez um levante esta manhã e recebeu visitas permitidas, inclusivamente dos seus familiares.» Neste caso, não é nada de esotérico — apenas não é usado pelo falante comum. Levante é o acto de levantar-se; alevante. Por extensão de sentido, também é a insurreição contra alguém ou algo; revolta, motim. Neste caso, porém, já estaríamos a falar dos súbditos de Sua Majestade. Quarta-feira teremos um novo boletim clínico. Fico à espera.

[Post 4307]

3 comentários:

Anónimo disse...

A língua clássica depara muitos exemplos de de «levante, levantar, alevantar, alevantamento, alevantado», nesse sentido de insurrecto, amotinado, etc.
(Eu ainda agora me abalaçaria a refugar "jargão".)
- Montexto

Anónimo disse...

Valha-nos ao menos o melhor do mundo, que acaba de receber o merecido prémio explicando-se na sua clara língua portuguesa, de que, apesar de tão própria de campeões, nem alguns presidentes da república (para não dizer nenhum) se servem, já nem digo no estrangeiro, mas no seu próprio país e capital e palácio, contanto que esteja presente um só periodiqueiro, já nem digo francês, inglês ou alemão, mas até espanhol, - quando apenas haverá um periodiqueiro, já nem dido alemão, inglês ou francês, mas até espanhol, que se digne falar português ao presidente da República Portuguesa, não já só em Portugal, mas até na capital e no palácio presidencial, quando não na própria Assembleia da República, se preciso for...
- Montexto

Anónimo disse...

«abalançaria».
- Mont.