26.1.11

Léxico: «aquaplano»

A todos os neógamos


      A palavra do dia da Priberam é neógamo! Que ou quem casou recentemente=recém-casado. Gamos, estão a ver?, aqueles mamíferos simpáticos com galhos achatados nas pontas... Presta-se a piadas infames. Não vim aqui para isso, mas para isto: na obra dos rapazes que transportam as clavas, uma jovem esbelta está a praticar esqui aquático. Antes, porém, «ela lançou-se para a água e nadou até ao aquaplano». É impressão minha ou os dicionaristas modernos também se esqueceram deste vocábulo? E ele anda por aí.

[Post 4366]

2 comentários:

Anónimo disse...

Houaiss tem-no assim registrado: "aquaplano s.m. (sXX) lud prancha que, presa a um barco a motor por meio de cabo mais ou menos longo, desliza sobre a superfície da água, dirigida por alguém que sobre ela se equilibra ¤ etim aqua- + plano; ver aqüe-"

Anónimo disse...

Neógamo? Palavra a abarrotar de significados (polissémica, como a classificariam os da glote), com um grande futuro (à sua frente, como diria desta feita La Palisse, Pêro Grulho e mestre Banana), muito exercitada na prática, embora pouco articulada, e em tudo assaz representativa da admirável modernidade.
- Montexto