5.1.11

«Rever em alta»

Economês


      «Ontem, pelas 13H47, na cidade ameaçando chuva, uma lisboeta de avental parou, preocupada com um casal de turistas. Este agitava um mapa e tinha estampado, nas faces de ambos, a dúvida de ir pela Rua da Ribeira Nova ou pela Rua do Arsenal. A lisboeta interrogou-os com um sorriso. […] Há pouco, o ministério da Economia alemão reviu em alta o crescimento do seu PIB, baseado “na sustentada procura externa de produtos e serviços germânicos”» («Estou preocupado com a Alemanha», Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 4.01.2011, p. 56).
      Cada um fale por si, mas, quanto a mim, só usaria «rever em alta» se fizesse jornalismo económico. Também aqui o exame Vieira ter sido útil. (E sabiam que «economês» está registado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora? Prioridades...)

[Post 4280]

9 comentários:

Anónimo disse...

«13H47» não deveria estar destacado a vermelho?

Helder Guégués disse...

Pensei que devia assinalar, mas depois considerei que os leitores saberiam que o símbolo de hora não é um agá maiúsculo, mas sim minúsculo. Mas sim, é melhor assinalar.

Anónimo disse...

Mesmo 13h47 (que segue o livro de estilo do Público) é discutível, pois a norma internacional aconselha que se escreva 13 h 47 min, ou, em notação simplificada, 13:47.

Anónimo disse...

«na cidade ameaçando chuva» - o gerúndio a substituir uma oração subordinada adjectiva: há outro e bem melhor português.
- Montexto

Helder Guégués disse...

No Diário de Notícias não é nada disso (e não me parece mal que não sigam as normas do Público...), mas 13.47.

Anónimo disse...

Mas não é lícito usar-se uma oração reduzida de gerúndio?

Anónimo disse...

Estranha opção do DN. Os últimos a defenderem e usarem a notação 13.47 foram os Alemães, e mesmo eles decidiram mudar para a norma ISO 8601 em 1996. A mais recente edição desta norma é de 2004-12-01 e pode ser encontrada na Internet.

Anónimo disse...

Podem usar-se e usam-se orações reduzidas de gerúndio, mas com funções, não adjectivas, sim adverbiais.
Certo, se procurar, há-de achar um que outro caso em um ou outro bom autor, como por exemplo, se bem me lembro, em Manuel Bernardes, «água fervendo», mas raríssimo e como que por descuido.
A questão está tratada em város lugares, e cuido que por Botelho de Amaral e Agostinho de Campos, este, se não me falha a memória, na introdução a algum dos volumes que consagrou a Eça na sua esplêndia «Antologia Portuguesa».
- Montexto

Anónimo disse...

«vários» e «esplêndida»: nunca esqueçam a recomendação de Fr. António Taveira.
- Mont.