29.1.11

«Si próprio/si mesmo»

Pois bem


      Há dias, um leitor habitual do blogue perguntou-me se «si próprio» e «si mesmo» eram ambas locuções correctas ou uma era mais correcta. Tanto quanto sei, ambas estão correctas, mas creio que pode haver confusão com o uso do pronome pessoal connosco, que normalmente não se emprega com pronomes demonstrativos (mesmo, próprio, etc.) nem com numerais. Em alternativa, empregar-se-á o pronome nós precedido da preposição com: com nós mesmos; com nós três. Porquê? Napoleão Mendes de Almeida, por exemplo, só refere razões de eufonia: «Nota — Manda, entretanto, a eufonia que se diga com nós mesmos (ou mesmas) e com nós próprios (ou próprias) em vez de conosco mesmos e conosco próprios. A mesma regra se deve observar quanto às formas com vós mesmos (ou mesmas) e com vós próprios (ou próprias)» (Gramática Metódica da Língua Portuguesa. São Paulo: Edições Saraiva, 1979, p. 175). Na Nova Floresta, de Manuel Bernardes, contudo, leio «connosco mesmos».

[Post 4375]

3 comentários:

rui tavares disse...

Já não sei onde, Fernando Pessoa considera "eu próprio" um erro — e um horror — e "eu mesmo" a forma correta. Não dá razões para tal, pelo menos no dito texto.

Anónimo disse...

Não as dá porque não as há, excepto porventura no cérebro dele em dia de maior libação.
Pessoa deixou mais observações sobre a língua portuguesa, a pátria de Bernardo Soares, muitas delas igualmente bem fundadas, mas felizmente quase todas mais cómicas.
- Montexto

Anónimo disse...

Quanto ao «connosco» e «com nós próprios», também assim em Epifânio, «Sintaxe Histórica Portuguesa», § 66.a), obs. 2.ª, e desconheço quem sustente o contrário. «Diz-se, porém, “com nós”, “com vós”, quando os pronomes são acompanhados de um aposto ou atributivo ou oração relativa: “com nós ambos, com vós outros”.»
E «No povo, com nós outros quase mudo» («Os Lusíadas», V, 69).

O «connosco mesmos» de Bernardes deve levar-se à conta de descuido ou irregularidade como a de «quanto eu» por «quanto a mim», em que também caiu na «Nova Floresta», como já aqui se advertiu.
- Mont.