14.1.11

Sobre «estocástica»

Discordes, por uma vez


      «Aos dez anos aprendeu sozinho estocástica, cálculo integral e geometria analítica de um manual que tinha roubado da biblioteca dos professores» (Crimes, Ferdinand von Schirach. Tradução de João Bouza da Costa e revisão de Clara Boléo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2010, p. 61).
      Quando li, de imediato me ocorreu que «cálculo de probabilidades» seria o mais correcto. Mas não tenho a certeza. Estranhamente, o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora não regista o substantivo estocástica. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, por sua vez, afiança que «estocástica» é o mesmo que «cálculo das probabilidades». Para o Dicionário Houaiss, a «estocástica» é o «emprego para uso estatístico do cálculo de probabilidade». É esta, ao que me parece, a definição correcta.

[Post 4322]

5 comentários:

Anónimo disse...

Ai de quem tencione esclarecer-se junto do Dicionário da Academia das Ciência de Lisboa, de 2001, no qual seria de supor proficiência e brio: logo o desengano frio lhe desfaz toda a ilusão e crença (como diria o velho parnasiano João Penha)!
- Montexto

Anónimo disse...

Em matemática a estocástica é o conjunto de teorias estatísticas que tratam dos processos cuja evolução é aleatória - processos estocásticos. Nas licenciaturas em matemática costumam existir cadeiras de "Análise Estocástica" e "Processos Estocásticos", que se dedicam exclusivamente ao estudo destes processos.

Já agora e sem querer entrar demasiado na área da matemática, o estocástico e o algoritmo probabilístico não são bem a mesma coisa. O estocático é um algoritmo que baseia os seus resultados em probabilidades que variam com o tempo, tendo assim um comportamento dinâmico, ao contrário do algoritmo probabilístico.

Embora por vezes o modelo probabilístico e o modelo estocástico sejam quase a mesma coisa, é errado dizer, como faz o Priberam, que a a estocástica é o mesmo que o cálculo de probabilidades. A ter de escolher uma definição de um dicionário, optaria pela definição do Houaiss.

Já agora, penso que o termo "estocástico" vem do grego "relativo ao azar", mas aqui o Helder poderá dar explicações melhores que a minha.

Espero ter ajudado.

Embora em Investigação Operacional "modelo probabilístico" e "modelo estocástico" sejam praticamente a mesma coisa, não se pode dizer, como faz o Priberam, que a estocástica seja o mesmo que o cálculo de probabilidades, pois

Anónimo disse...

Não sei como estará no original, mas pelo contexto só faz sentido escrever cálculo de probabilidades, nunca estocástica. O cálculo de probabilidades está ao mesmo nível, em termos curriculares, que o cálculo integral ou a geometria analítica. A estocástica, por outro lado, situa-se num nível superior.

Anónimo disse...

O último parágrafo que escrevi ficou por apagar. Decidi não falar em Investigação Operacional para não lançar a confusão. Só que ficou o parágrafo sem eu me aperceber. Os quadrados para os comentários são propensos a isso.

Paulo Araujo disse...

Para evitar mais consultas a dicionários, reproduzo a etimologia dde 'estocástico', como está no Houaiss:
"etim gr. stochastikós 'refletido, prudente, sagaz', de stocházomai 'refletir, pensar, adivinhar, suspeitar, conjeturar' de stóchos 'alvo, mira, objetivo'; cp. al. Stochastik (1917), ing. stochastic (1923), fr. stochastique (1949) - termo de Estatística.