23.2.11

Acordo Ortográfico

Cardíaca

      No laboratório, de novo. Trinta professores de Português. Um diz: «Saliento, pois, a maior aproximação agora vigente da escrita e da fonética, sobretudo na síncope das consoantes mudas.» Ora, eu pensava que tal fenómeno fonético é a supressão de um fonema ou sílaba, e as consoantes mudas ou não articuladas são meros grafemas. Outro, demonstrando saber manipular a sinonímia, já chama «duplicidade» à dupla grafia... Doblez ou mesmo, com um sabor mais arcaico, dobrez lhe chamaria Vasco Graça Moura. Agora sim, já estou mesmo convencido: vão-se cometer as maiores barbaridades na aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. E os algozes serão os professores.

[Post 4480]

2 comentários:

Anónimo disse...

Trinta professores de Português? Juntos? Há-de ser disso: como dizia o outro, quantos mais sábios juntardes, menos sabedoria obtendes.
- Montexto

Bic Laranja disse...

Os algozes são os portugueses que firmaram tão abjecto acordo com o Brasil que, como vemos já na Base XVI, 1º, alínea b) sobre o prefixo "re-", prossegue contumaz em fazer gato-sapato dos tratados ortográficos feitos com Portugal.
Outros algozes são uns tais que na primária erravam a primeira palavra quando a professora lhes pedia uma redacção. Agora são professores e alguns com mais retórica até já firmam tratados sobre ortografia.
Cumpts.