18.2.11

Como se escreve nos jornais

Giro policialesco

      «Na sequência da intervenção policial, a maioria dos provocadores debandou e a PSP acabou por fazer apenas um detido. Trata-se de um jovem de 22 anos que foi detido por agressão e injúrias a agente da autoridade» («Corpo de Intervenção teve de acudir a rixa à porta da Gossip», Rute Coelho, Diário de Notícias, 15.02.2011, p. 20).
      Já tinha lido e ouvido por aí, sim senhor, mas não chego a tudo. Cara Rute Coelho, deixe os polícias falarem assim. Como jornalista, não pode fazer o mesmo. «Fazer uma detenção» está bem, não um detido.

[Post 4456]

7 comentários:

Anónimo disse...

É o velho verbo «fazer» a fazer das suas aliciando as teclas moderníssimas e tenrinhas para si, como já antes atraiu penas maduras e até durázias, muito ao uso franciú e também bife, que soem atafulhar-se monotonamente desta vianda até ao enjoo. É vesânia já muito e bem causticada por bons autores, mas mui vivaz e dificultosa de extirpar como o escalracho, por substituir abusivamente um coro de outras vozes bem próprias e expressivas, porém menos sólitas e mais esquivas, que requerem algum esforço a convocar, - e esforço, já se sabe, só e sempre o menor, e com os novíssimos, se possível, nenhum.
- Montexto

R.A. disse...

Que canseira!
E ainda por cima com um gerúndio logo a abrir...

Anónimo disse...

Os médicos é que gostam muito de usar o verbo «fazer» em situações descabidas: «Fulano fez uma pneumonia», «Beltrano fez um AVC», etc.

RS

Bic Laranja disse...

E a "intervenção"? Tudo o que seja obras agora diz-se "intervenção".
Aqui até a consagrada "acção policial" afunila no vocabulário único.
Cumpts.

Anónimo disse...

O gerúndio logo a abrir está perfeito e no seu lugar, como qualquer gramática das primeiras letras o atestará. Conste só para os R.otundos A.snos que zurram por aí não induzirem em erro os espíritos mais tenros e desprevenidos.
Quanto ao mais, alcança quem não cansa, como lembraria mestre Aquilino. Mas nem tudo é para todos — non omnia possumus omnes, — e para alguns nem as primeiras letras são.
— Montexto

Anónimo disse...

Ainda procuro o tal gerúndio...

Anónimo disse...

Pode continuar a procurá-lo - desesperadamente, - que, mal colocado, não o encontra.
- Mont.