28.2.11

Léxico: «genrear»

É uma espécie de parasita

      «Horas depois, em Londres, Kate acompanhou o noivo e o futuro genro, o príncipe Harry, na visita à Embaixada da Nova Zelândia, onde assinaram o livro de condolências em memória das vítimas do terramoto que assolou aquele país» («Kate Middleton já é a nova princesa do povo», Raquel Costa, Diário de Notícias, 28.02.2011, p. 49).
      A realeza sempre teve relações estranhas, mas aqui é um manifesto exagero... Foi um lapso, é claro: no meio de tantos in-laws, a jornalista atrapalhou-se. Oportunidade para dar a conhecer um verbo que só os Brasileiros usam: genrear — ser financeiramente dependente do(s) sogro(s). Ao indivíduo nestas circunstâncias dá-se o nome de genreador.

[Post 4500]

4 comentários:

Anónimo disse...

Não me soa lá muito bem, e não sou sogro. «Dar o golpe do baú», também expressão brasileira, segundo o Dic. da Academia, 2001, soará melhor, mas nunca também a ouvidos de sogros.
Por falar de expressões mais ou menos populares, ontem ouvi num programa da RTP 2 sobre o conde de Farrobo a etimologia de «forrobodó», que não consta nem daquele dicionário nem do da Porto Ed., que o registam como de formação onomatopaica ou expressiva. Nesse programa derivaram-no do nome do conde, que costumava dar grandes festas, e o termo terá começado por ser «farrobodó». Enfim, vendo-vos o peixe como o comprei...
— Montexto

Helder Guégués disse...

Genrear nunca podia soar bem — porque também genro soa mal.

Anónimo disse...

Que a palavra «genro» soe mal, parece-me natural; nunca os genros agradam aos pais da moça. Pelo mesmo motivo, «nora» não deve soar bem. (Por alguma razão, «andar à nora» é estar desorientado.)
No sentido inverso: «sogro» e «sogra» também não soam bem. (Será que a semelhança com «ogre» e «ogra» é casual?)
RS

Anónimo disse...

O comento de RS lembrou-me aquele ditado popular: a sogra é qual o furão, só dá lucro debaixo do chão; e aquela planta de folha compridona que dá pelo nome de... língua-de-sogra, que, dicionário dixit também significa calúnia, mentira, testemunho falso... Fecha-se o círculo. Sai dele quem puder, mas melhor será não entrar...
— Mont.