2.2.11

Como se escreve nos jornais

Tão pobres


      «Foi debaixo de enorme expectativa e perante a presença de muitos meios de comunicação social portugueses e norte-americanos — jornalistas tiveram acesso em número ilimitado, mas só sete fotógrafos puderam entrar e o vídeo não foi permitido — que o acusado entrou no quarto 1313 do terceiro piso do Tribunal Criminal de Nova Iorque, localizado no número 60 da Centre Street, regressando de seguida ao Hospital Bellevue, onde se encontra desde 8 de Janeiro, primeiro sob custódia policial e depois detido, e ali deverá ficar até à próxima audiência no tribunal» («Renato Seabra entrou algemado e clamou inocência», Ricardo Durães, Diário de Notícias, 2.02.2011, p. 50).
      Em alguns tribunais portugueses, os processos, ainda artesanalmente cosidos, acumulam-se nas casas de banho. Nos Estados Unidos da América, as audiências decorrem em quartos... O jornalista pensava que só havia rooms nos hotéis, mas não...

[Post 4383]

2 comentários:

Anónimo disse...

«O acusado entrou no quarto 1313 do terceiro piso do Tribunal..., localizado no número 60 da Centre Street, regressando de seguida ao Hospital...»
Com que então, entrou no quarto..., regressando ao hotel! Uma estranha forma de entrar...
Qual a circunstância referida pelo gerúndio à oração principal? Não estão a ver? Eu tampouco. Gerúndio copulativo? Deixem-me rir.
Não há dúvida: a novíssima vaga é primorosa a esgrimir o gerúndio, sua forma dilecta. Serve-lhe para tudo. Já se sabe: nisto não se cominam multas, e cada um come do que gosta. Bom proveito lhe faça!

Sobre «piso» por «andar» guarde-se outro silêncio prudente.
- Montexto

Anónimo disse...

Mais: pelo visto, ainda não constou aos novíssimos que em português a um «acusado» em processo crime mais propriamente se chama «arguido».
Mas não cavemos mais: cada sacholada, sua minhoca...
- Mont.