24.2.11

«Taser/taser», de novo

Vacilações

      Na página 19, feminino: «As Taser passaram a ser utilizadas nas prisões portuguesas na sequência de um incidente no EP de Pinheiro da Cruz, em Novembro de 2006» («Motim levou prisões a usar ‘Tasers’», Luís Fontes, Diário de Notícias, 24.02.2011, p. 19). Na página 60, masculino: «No princípio deste mês, o Presidente Sarkozy, em visita a uma esquadra em Orleães, foi apresentado a um taser: “Experimentou-o em si próprio?”, perguntou ao polícia. Este respondeu: “É a regra. Isso permite saber as capacidades do material.”» («O vídeo-choque do choque ao preso», Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 24.02.2011, p. 60). E não é só no género que há vacilações. Taser ou taser?aqui tínhamos visto a questão. Uma coisa é certa: a arma eléctrica usada agora na Prisão de Paços de Ferreira foi uma Taser X60. «Descarga eléctrica denominada de ondas-T altera o sistema nervoso central e a pessoa atingida cai», lê-se na infografia que acompanha o primeiro dos artigos citados.

[Post 4484]

2 comentários:

Bic Laranja disse...

O mesmo com a "Parva..." da Deolinda e a "Parva..." dos Deolinda; subentenda-se a 'banda' no primeiro e os 'histriões' no segundo caso; e leia-se cantiga pelo título "Parva..." se se quiser...
Já agora, a 'infografia' não é bosquejo mal amanhado de 'diagrama'? É que info (por informação) mais grafia é uma notícia, portanto infografia acaba por ser o jornal todo. Não é é tão modernaço.
Cumpts.

Bic Laranja disse...

(Aquelas plicas são uma trapalhada. Acho que as retiro todas e deixo só as aspas a sério.
Favor ler em conformidade e corrigir se ficar errado.
Obrigado!)