26.3.11

«De maneira a que»?

Gálica e anti-sintáctica

      «— Vou pôr o alarme do meu despertador para as onze — anunciou Filipe a João, em voz baixa, para que Gustavo não ouvisse. — Ponho-o debaixo da minha almofada, de maneira a que só me acorde a mim. Ena! Estou cheio de sono!» (A Aventura no Circo, Enid Blyton. Tradução de Vítor Alves. Lisboa: Editora Meridiano, Limitada, 1969, p. 79).
      Praticamente nenhum estudioso da língua deixou de exprobrar a expressão. Um dos primeiros terá sido José Leite de Vasconcelos, que escreveu nas suas Lições de Filologia Portuguesa que era galicismo intolerável e que só um francês diria com propriedade «de manière à». «Alguns escritores modernos até somam as duas sintaxes uma com a outra, e dizem de maneira a que, não ficando pois nem português nem francês.» Vasco Botelho de Amaral, que disse que era expressão resultante do cruzamento da boa com a má construção. Mário Barreto afirmou que era locução gálica e anti-sintáctica. Nada de ilusões, contudo: actualmente, as gramáticas ignoram ou aceitam estas formas de dizer, e os professores de Português nunca ouviram falar de tal.

[Post 4616]

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas, deuses imortais, o que não aceitam as gramáticas actuais, e do que ouvirão falar os professores em matéria de língua? E, no entanto, o caro Kupo contou-nos em anterior comento que a sua professora o alertou para o contrabando de «como sendo». Mas há-de ter sido no tempo em que nas aulas se ouvia falar de gramática, e estas ainda se atreviam a prescrever e a proscrever, o que já agora não costumam.
— Montexto

Venâncio disse...

Eu sugeriria «por forma a só me acordar a mim». Mas começo a ficar muito inseguro. Não haverá aí, também, a sombra de qualquer idioma espúrio?

Anónimo disse...

Por forma a, de forma a, de modo a, por modo a, de jeito a, de maneira a, por maneira a, de sorte a, por forma a que, de forma a que, de modo a que, por modo a que, de jeito a que, de maneira a que, por maneira a que, de sorte a que, etc., etc.: tudo espúrio. Puro e lídimo, só de forma que, por forma que, de modo que, por modo que, de jeito que, de maneira que, por maneira que, de sorte que, etc. O mais é bastardia e falta de asseio.
— Montexto

PGS disse...

penso que este site: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=15803 , resolve esta questão de forma clara.