7.3.11

«Posar/pousar»

Deixa-os pousar...

      «No centro histórico de Havana, velhas cubanas pousam para os turistas com os seus vestidos coloridos e um charuto junto à boca. Mas são poucas aquelas que os fumam verdadeiramente. E se o cenário é assim em Cuba, pior é no resto do mundo, onde a imagem de uma mulher a fumar charutos ainda é menos comum. Mas não por muito tempo, se os planos correrem bem à estatal Habanos S. A. que de olho no público feminino acaba de lançar os Julieta» («‘Julieta’, um charuto só para mulheres», Susana Salvador, Diário de Notícias, 6.03.2011, p. 32).
      Este é, para muitos, um caso menor, comezinho, desculpável, etc. Será, será. Contudo, se é assim tão insignificante, menos desculpa terão para tal deslize. Pousar, cara Susana Salvador, é diferente de posar. A não ser que objecte, à semelhança de certo professor universitário, que escreve assim para evitar o galicismo...

[Post 4534]

2 comentários:

Anónimo disse...

Então já somos três: Susana Salvador, o professor universitário e, claro, eu. Lembro-me de se ter reagido à «pose» e ao «posar», talvez até Botelho de Amaral ou outro caturra piedoso, e de se terem sugerido vozes ou locuções preferíveis, entre as quais essa, com uma ajudinha dos amigos da língua; mas, seguindo mais uma das tais tendências muito cá de casa, para portugueses as portuguesas raramente o são.
— Montexto

Anónimo disse...

Na mais recente "Mercedes-Benz magazine" (Inverno - 2011), p. 82: «Pelé, que se transformou num fã incondicional da Mercedes-Benz, tinha tanto orgulho no seu automóvel que decidiu dar-lhe o mesmo tratamento que os fãs lhe davam: pousou orgulhosamente para a foto ao lado do 220 SE.» Não sei se terá sido por distracção, ou por convicção. No segundo caso, o director da revista será o quarto.