14.4.11

Léxico: «idadista»

Antes assim

      «Os portugueses são muito idadistas. Até os velhos mais malandros, mais magros e atilados do que eu, como o Marcelo Rebelo de Sousa, sempre que me vêem perguntam-me, cruel e gulosamente, com que idade é que estou. Logo de seguida informam-me que são (mas não estão, dizem eles) mais velhos do que eu. Mas estão. Estão porque são. Nunca a confusão portuguesa do ser e do estar foi mais acintosamente aproveitada» («Gostei de te ver», Miguel Esteves Cardoso, Público, 14.04.2011, p. 39).
      Ora, decerto que se lembram de eu aqui ter revelado que o neologismo «idadismo» já por aí corre. Talvez Miguel Esteves Cardoso se tenha lembrado.

[Post 4688]

2 comentários:

Anónimo disse...

Neologismos, ninguém falha um.
— Montexto

Bic Laranja disse...

E não há termo mais jeitoso para essa preocupação que assalta obsessivamente toda esta civilização?
Talvez haja falta dele (do tal termo) e doutras ralações nessa gente das crónicas.
Cumpts.