11.11.07

Léxico contrastivo: «racha»

Ou vai ou...

«As testemunhas de acusação do processo contra o professor de Educação Física Paulo César Timponi, 49 anos, e o músico Marcelo Costa, 23, prestaram depoimento hoje no Tribunal de Justiça do DF. Os dois são acusados de provocar o acidente que matou três mulheres na Ponte JK, no início deste mês. Ao todo, sete pessoas foram ouvidas pelo juiz João Egmont Lopes. Todas afirmaram que os veículos dirigidos por eles estavam em alta velocidade, realizando ultrapassagens na pista» («Testemunhas confirmam que motoristas disputavam racha», Carolina Vicentin, Jornal do Brasil/Brasília, 10.11.2007, p. D4). Racha é termo popular e significa corrida ilegal de carros. Um jornalista português escreveria... deixem-me adivinhar... street racing.
Curiosamente, na mesma página a palavra é ainda usada noutra acepção: discordância num grupo de pessoas com ideias comuns, que causa a formação de dois novos grupos a partir do primeiro; ou seja, cisão, cisma. «A população mais pobre do Distrito Federal é lulista, mas não é petista. Isso se deve à falta de compreensão política de dirigentes petistas, que demonstra a desconexão entre o partido e o que quer a sociedade. Essa posição não é de nenhum cientista político hostil ao PT, mas de um dos principais candidatos a presidente regional do partido, Lenildo Machado. Tem o apoio do deputado federal Geraldo Magela, cuja corrente política integra. É até chefe de gabinete de Magela na Câmara dos Deputados. Pretende destronar o atual presidente, Chico Vigilante, candidato à reeleição. O tom duro das críticas de Lenildo dá uma dimensão do racha existente hoje na seção regional do partido» («Guerra para valer»).

2 comentários:

SAÍLE disse...

Racha é principalmente um jogo de futebol fora dos estádios, de caráter amador, entre amigos, de uma rua, de um bairro, com regras simplificadas e sem árbitro.

Pelada.

Isso é bom demais.

Saíle

Helder Guégués disse...

É mais uma acepção, que registo.