10.11.09

«Africano» e «anos atrás»

Há excepções

      Miguel Esteves Cardoso também escreve, ai de mim!, «há 20 anos atrás». Na crónica de hoje no Público, na página 39, «Não há excepções», escreve: «Um em cada três portugueses não aceitaria ter como chefe um imigrante. Por outro lado, dois em cada três aceitariam. Há 20 anos atrás seria ao contrário.» Umas linhas à frente, labora (é a primeira vez que uso a expressão) noutro erro: «Depois, à medida que se vai conhecendo mais africanos, as excepções começam a ser tantas e envolvem tantas variáveis (as nacionalidades, as tribos) que acaba por desabar todo o estúpido edifício do racismo.» Talvez, como eu, conheça pessoalmente mais africanos brancos que negros. São todos, brancos e negros, discriminados?

[Post 2795]

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Helder,

Depois de tentar encontrar respostas noutros locais e depois de ter sido olimpicamente ignorado pelo Ciberdúvidas, recorro aos seus préstimos na esperança de ver esclarecida uma dúvida. Como devo escrever as abreviaturas de horas, minutos, segundos e centésimos de segundo? Por exemplo, um atleta concluiu a maratona em 3 horas, 43 minutos, 34 segundos e 54 centésimos de segundo. Como devo escrever o tempo usando as abreviaturas?

O seu blogue, de consulta diária, é uma referência e um óptimo lugar de aprendizagem! Parabéns e, acima de tudo, muito obrigado!

Carlos Mascarenhas

Helder Guégués disse...

Eu abrevio assim: 3 h, 43 min, 34 s, 54 cs. Uma indicação ainda mais longa: 3 h, 43 min, 34 s, 25 ds, 54 cs, 13 ms e 5 µs.

Anónimo disse...

Muito agradecido pela sua disponibilidade!

Carlos Mascarenhas

Anónimo disse...

Essa sua notação é algum standard literário? É que standard científico não é. ISOcorrectamente, é: 3 h 43 m 34,54 s.

Helder Guégués disse...

Grande equívoco o seu, caro anónimo: no SI, min é símbolo da unidade minuto, ao passo que m é símbolo da unidade metro.

Anónimo disse...

Caro Hélder:

A sua sugestão 3 h, 43 min, 34 s, 54 cs está correcta, mas também poderia ser 3 h, 43 min, 34,54 s, como o anónimo sugeriu, embora se tenha enganado no símbolo SI do minuto. Ou então 3 h, 43 min, 34 s, 5 ds, 4 cs. Das três possibilidades, prefiro a segunda.
Mas a sua indicação mais longa é que não faz sentido nenhum: 25 ds é o mesmo que 2 s, 5 ds; e 13 ms é o mesmo que 1 cs, 3 ms.
Generalizando: poderíamos escrever algo como 3 h, 43 min, 34 s, 5 ds, 4 cs, 8 ms, mas prefiro 3 h, 43 min, 34,548 s.

Fernando Ferreira

Helder Guégués disse...

Caro Fernando Ferreira,
Obrigado pelo seu contributo. De facto, os submúltiplos da grandeza tempo seguem, ao contrário dos múltiplos, o sistema decimal. Tem, por isso, razão quanto à indicação mais longa. Em substância, contudo, na minha interpretação, a dificuldade maior tem que ver com os símbolos, e isso ficou esclarecido.
Cordialmente,
Helder Guégués

Domingos Estanislau disse...

Blogue interessante. Por mero acaso passei por aqui. Fico fã e visitarei com assiduidade este blogue.

Parabéns.