12.7.10

Acordo Ortográfico

Desesperançado estou


      De novo os pontos cardeais, e de novo as regras do Acordo Ortográfico de 1990. Sempre houve, essa é que é essa, trapalhadas nesta matéria — mesmo em livros e publicações periódicas com revisão. Comecemos com um erro face ao Acordo Ortográfico de 1990 e de 1945: «É esse o desafio que colocamos: de Norte a Sul, incluindo ilhas, eis 10 pistas para deixar para trás as multidões, ir pelos caminhos que só encontra quem já conhece — e aproveitar a viagem!» («Portugal a descobrir», João Paulo Batalha, Única, 3.07.2010, p. 60). Não interessa agora, pois sempre foi incorrecto. Agora quanto ao que mudou. «“Nasci no dia 18 de outubro de 1925, em Chemnitz”, conta-nos, hoje, no seu apartamento nesta cidade do Leste da Alemanha» («A história do prisioneiro n.º 105.027», João Paulo Batalha, Única, 3.07.2010, p. 54). «A sul existia uma cintura de tundra e as únicas regiões permanentemente habitadas eram a Península Ibérica, a península italiana, os Balcãs, a bacia do rio Danúbio e o Sudoeste da França» («O superarqueólogo», Virgílio Azevedo, Única, 3.07.2010, p. 48).
      Como é que o Gabinete de Copydesk do Expresso deixa passar estes erros? Qual é a dificuldade de interpretação da Base XIX, 2.º, g), do Acordo Ortográfico? Ou será mais um triste caso de uso das regras à la carte, como já aqui vimos? Podem os leitores, ao menos, esperar que estes homens de gabinete (e o termo parece-me bem inadequado para uma secção ou departamento de jornal) voltem a analisar a questão?

[Post 3685]

3 comentários:

Venâncio disse...

Caro Helder,

Saberá que o "Gabinete de Copydesk" do Expresso é do melhorzinho que temos no país. Imagine se os outros não são de lançarmos as mãos à cabeça!?

Raquel disse...

Isso significa que os pontos cardeais quando designam regiões passam a grafar-se em caixa baixa? Por acaso tinha essa dúvida.
E por acaso o Helder já viu «Guia para Nova Grafia do Português» que este jornal disponibilizou online?

Raquel disse...

Entretanto li o que escreveu num post anterior. Percebido.