27.8.10

Nomenclatura científica

E eles aprendem?


      «Foi a bactéria helicobacter pylori que provocou o cancro de estômago que matou no dia 20 de Julho o judoca internacional português Tiago Alves, de 18 anos» («Você pode estar infectado», Mariana Correia de Barros, Sábado, n.º 326, 29.07.2010, p. 88).
      Já há muito tempo que não abordava aqui a nomenclatura científica, e nunca ninguém terá falado tanto desta questão como eu, não porque tenha deixado de ver erros na imprensa, mas porque cruzei os braços. Nova investida, agora, e para me repetir, até para, descomplexadamente, me autocitar: nos jornais ainda compreendo (a pressa, a falta de revisores, etc.), não nas revistas e nos livros. É, nada de paninhos quentes, intolerável tanto amadorismo, e estou a referir-me, desta vez, aos revisores.

[Post 3821]

Sem comentários: