11.11.10

Como se escreve nos jornais

Coloque-se na rua!


      Rui Tavares queixava-se aqui ontem de que no Público não lhe revêem os textos. Melhor, mais cuidadoso: «Parece-me que os textos não são revistos, ou quando são a revisão não é feita de acordo com as novas regras». Como é que iam preocupar-se com isso se deixam passar brutezas como esta: «Oliveira Costa colocado em liberdade e BPN ainda com resultados negativos» (11.11.2010, p. 22). Bem vejo: «Lusa/PÚBLICO». A acrescentar aos disparates próprios, os jornais deixam passar os disparates que vêm da Lusa. Um dos mais comuns, ultimamente, é o vocábulo «auto-estrada» grafado segundo as novas regras ortográficas em jornais que ainda as não seguem: «A GNR tem feito várias operações de forma a dissuadir concentrações de carros alterados, cujos condutores escolhem a A2 para corridas ilegais. Mas parte dos locais de concentração são na área de competência da PSP, o “que dificulta o trabalho da GNR, que tem sob sua competência a Ponte Vasco da Gama e a autoestrada do Sul”, diz a mesma fonte da GNR» («GNR procura filme de corrida que matou condutor na A2», Sónia Simões, Diário de Notícias, 31.10.2010, p. 27).

[Post 4065]

2 comentários:

Anónimo disse...

Está uma confusão isso! Qual é o próposito de resistir à nova ortografia até ao último dia de validade legal da velha? Acaso querem ganhar medalha de honra ao mérito?

Anónimo disse...

Agora toda a gente coloca, ninguém põe, nem as próprias galinhas: «O Neotrack recolhe as palavras não dicionarizadas, e o que Iara faz, mais tarde, é colocar de lado as gralhas, os nomes próprios, os endereços de Internet, enfim, toda a pesada ganga impura, e estudar o que sobra», assim se explica «A neologista, ou o curioso ofício de caçar, coleccionar e classificar palavras novas, como um entomologiasta caça, colecciona e classifica coleópteros», no «Milagrário Pessoal», de Agualusa (p. 14), acabado de sair com o subtítulo - espero que irresistível para muitos - de «Apologia das varandas, dos quintais e da língua portuguesa».
- Montexto