22.11.10

Léxico: «sique»

Imagem tirada daqui

É ao contrário


      «Os oficiais ingleses do exército indiano do vice-rei também pertenciam à classe média, embora os seus sipaios fossem recrutados nas casas militares do império: os rajputes, os siques, os muçulmanos do Punjabe» (Uma Introdução à Vida de Churchill, John Keegan. Tradução de Jorge Palinhos e revisão de Paulo Salgado Moreira. Lisboa: Tinta-da-China, 2007, p. 46).
      Esperamos mais estas adaptações na imprensa, mas é ao contrário: «Ontem em Amritsar, cidade indiana do estado do Punjabe e centro da religião Sikh, o dia foi de grande festa. Afinal de contas celebrou-se o 541º aniversário de Nanak Dev, o fundador e primeiro guru da religião Sikh. Nas imediações do famoso Templo Dourado, completamente iluminado para as cerimónias, o clima foi de celebração e oração, onde nem sequer faltou o fogo-de-artifício. Estima-se que actualmente existam cerca de 26 milhões de fiéis Sikh» («Fiéis da religião Sikh celebram aniversário do primeiro guru», Metro, 22.11.2010, p. 1).

[Post 4106]

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou uma seguidora atenta do seu blog e muito tenho aprendido com ele. No entanto, já por diversas vezes reparei que assinala os erros sem os corrigir. Percebo que para si, que tem tão profundos conhecimentos de gramática, os erros que dá como exemplo sejam óbvios, tal como a sua correção. Ora, isso não acontece para quem, como eu, tenta melhorar o seu Português através da leitura do seu blog. Por exemplo, não percebi porque razão "541º" está errado.

Não se esqueça que nem todos os seus leitores têm bons conhecimentos de gramática. Sem tornar o seu blog numa coisa pesada e maçuda como o Ciberdúvidas, acho que seria útil indicar a forma correcta dos erros que assinala.

Espero que continue o bom trabalho e que reflicta sobre a sugestão que lhe dei. Felicidades.

R.A. disse...

Como HG não responde, presumo que está à espera de ver se alguém mata a charada!
Atrevo-me: é que falta o ponto antes do º - como está é a grafia usada para graus. Deve escrever-se "541.º" pois é um número de ordem.